Carol
  • Setor Agribusiness Cooperativa de grãos
  • Negócio Soja e Nutrição Animal

Objetivo

A Íntegra foi contratada em Outubro de 2009 pela Cooperativa dos Agricultores de Orlândia – Carol para assessorá-la  em sua reestruturação financeira.


O papel da Íntegra foi de desenvolver um plano para superar a crise financeira vivida pela cooperativa, encontrar um investidor estratégico e renegociar a dívida com credores financeiros e operacionais.

Projeto e escopo

Mandato de “M&A” para buscar investidor estratégico com o objetivo de aportar recursos no negócio, recompor a  credibilidade da cooperativa e promover a continuidade das operações.


Negociação da dívida com bancos, fornecedores operacionais e outros credores.


Busca de soluções criativas para levantamento de recursos para pagamento da dívida da cooperativa. Por exemplo, viabilizamos parte do pagamento das dívidas com “dação em pagamento” de recebíveis judiciais.

Solução

Contrato de investimento com investidor estratégico assinado em  Novembro de 2010.


Constituição de uma nova empresa não cooperativa - a Carol-Sodru, onde a cooperativa passou a ser acionista detendo  39% do capital.


A Carol-Sodru recebeu aporte de capital no novo controlador e passou a operar na originação de grãos de soja.


A cooperativa ficou com a atividade de Nutrição Animal e com algumas lojas de materiais acessórios para o setor agrícola.


Cerca de 90% da dívida total (aproximadamente R$ 400 milhões) foi equacionada, sendo 53% alongadas por cerca de 7 anos e 37% quitada com recebíveis judiciais ou de outras formas.